Como Biotecnologa, eu não poderia deixar de citar o último grande desastre que aconteceu do Estados Unidos.
No dia 20 de abril ocorreu no Golfo do México a explosão e o posterior afundamento da plataforma de petróleo Deepwater Horizon operada pela British Petroleum (BP), passando a derramar diariamente no mar cerca de 800 mil litros de petróleo, segundo estimativas oficiais.
No dia 30 de abril já tinhamos a notícia de que a mancha (que já tinha o tamanha da Jamaica!) havia atingido a costa americana chegando aos estados da Louisiana e Mississipi; e colocando também a Florida em estado de emergência.
Hoje a Guarda Costeira dos EUA declarou que um dos três vazamentos, o menor, foi selado, o que não diminuiu o fluxo do vazamento, mas facilitará o trabalho da BP que pretende cobrir a principal abertura com uma enorme estrutura de aço de 98 toneladas e posteriormente bombear o petróleo para um navio; O que seria a melhor solução imediata, porém, não existe certeza sobre sua eficiência, uma vez que não há precedentes na história.
Os danos à natureza e as comunidades vizinhas ao desastre são imensos. Esse pode ser considerado o maior desastre ambiental ocorrido nos EUA e a previsão para a contenção do óleo é ainda de 90 dias.
Fico muito triste quando vejo esse tipo de notícia... A natureza pagando pelo erro humano. Então me pergunto: Até quando o Planeta vai aguentar?
Talvez fosse melhor para a Terra que acontecesse um novo Dilúvio. Ou será que a natureza já não está providenciando, só que de uma maneira um tanto quanto mais enfurecida?
Você pode discordar, mas para mim só há uma solução para a sobrevivência desse pequeno globo e ela inclui escolher entre a humanidade ou o Planeta.
Saiba mais em:
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,bp-tapa-um-dos-3-vazamentos-de-oleo-no-golfo-do-mexico,547270,0.htm
http://edition.cnn.com/2010/US/05/04/us.gulf.oil.spill.main/index.html
http://edition.cnn.com/2010/US/05/04/us.gulf.oil.spill.main/index.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário